terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Em busca da felicidade...


Em tempos onde a maior preocupação é a realização, a felicidade e a qualidade de vida, encontramos muitas pessoas que não conseguem atingir nenhum destes valores e demonstram ser insatisfeitas com o que construíram ou vivem. Somos infelizes porque conseguimos ou não emagrecer, por estarmos solteiros, casados ou separados, porque nada é exatamente do jeito que idealizamos. A realidade se nega a ser como fantasiamos, fugimos do real e vivemos um eterno descontentamento.

Pergunto-me se as pessoas realmente questionam-se sobre o que as faz felizes. Você saberia me responder claramente esta pergunta? O que a motiva a continuar dia a dia? Ou, simplesmente, você pensa sobre o que realmente a faz feliz, mas transforma isso em uma meta futura, para quando você estiver aposentado ou terminado algum projeto que sempre é sucedido por outro? 
Durante o trabalho da Terapia da Linha do Tempo, buscamos fazer com que o cliente compreenda e entenda o que significam os valores para ele
Apesar de ser uma simples pergunta e aparentemente tão clara ela esconde uma série de possibilidades e desventuras. Pois, achar o que nos faz feliz significa aceitarmos o que somos ou o que queremos, isso porque durante boa parte da nossa vida vivemos de acordo com o que o outro acha melhor para nós e nem sempre ousamos questionar o que realmente buscamos.

Diariamente, ouço no meu consultório os meus clientes comentarem ou reclamarem porque é tão difícil ser feliz, porque as coisas simplesmente não podem fluir sem nenhum entrave. Será que é mais simples encontrar pessoas infelizes, sem sentido na vida? Muitas vezes, a maioria confunde-se sobre o que significa este valor. Frequentemente chegamos à conclusão de que sem as intempéries do tempo não teríamos com o nos fortalecer e no futuro enfrentar desafios ou dificuldades maiores que normalmente nos levaram ao nosso objetivo ou destino.

Um fato que me chama bastante atenção é como as pessoas ficam confusas no momento em que começamos a falar sobre Felicidade. Como identificar o que significa este valor e como ele se apresenta na vida de cada um? Normalmente, este processo de identificação e congruência entre consciente e inconsciente é feito durante o processo da TLT - Terapia da Linha do Tempo. 

Durante o trabalho da Terapia da Linha do Tempo, buscamos fazer com que o cliente compreenda e entenda o que significam os valores para ele, principalmente de uma forma clara para que a mente inconsciente e a consciente possam buscar o mesmo caminho. O primeiro passo é questionar sobre o que significa para cada um algum determinado valor, nesse caso trabalhamos com a Felicidade.

No meu ponto de vista, a Felicidade é estar em harmonia comigo, com o meu corpo, com as pessoas e com todos os que eu convivo. É estar de bem com a vida, sorrir por sorrir. É sentir-me leve, independente de quem esteja comigo. Este é um dos valores mais importantes para mim. 
E para você, a Felicidade tem o mesmo sentido? Encontrou-se em minha explicação ou ela é diferente do que você pensa, seja na forma ou na expressão? Se não for, pare por um momento e reflita sobre o que este valor significa para você. Em seguida, experimente traduzir este significado para uma criança e verifique se ela compreende, seja simples em sua descrição. Logo após, pare por um momento e avalie porque ser feliz é tão importante e, quando tiver esta resposta, busque uma evidência de como você sabe ou saberá que atingiu este objetivo. 
A evidência nos auxilia a sincronizar o nosso consciente com o inconsciente (busca formas de identificar o que é importante para nós). Somente eu sei se realmente tenho Felicidade na minha vida. Cada pessoa tem uma forma de criar a sua evidência, então não compare as suas com as dos outros. Defina claramente como você saberá que tem este valor na sua vida. Normalmente, este processo ajuda os interessados a responderem com mais clareza a pergunta: O que te faz feliz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário